segunda-feira, 27 de julho de 2009

AMIZADE EXPLÍCITA

Olá!

Pegando uma carona no passado “dia do amigo”, em que recebemos muitas mensagens, enviamos outras, recebi um certo número e algumas muito interessantes e outras que senti a obrigatoriedade da “coisa”.

Eu já tinha visto um texto semelhante, uma situação semelhante, não estou bem lembrada, aonde o dono morre de frio na rua e o cachorro fica ao seu lado.
Vi também , acredito que no YouTube, um cachorrinho na China tentando salvar seu amigo também cachorro, que estava estendido no meio da rua um cachorrinho que estava caído no meio da rua, mas ser humano moveu-se para ajudar, apenas um esforço do próprio animal.

Espero que não cheguemos a este ponto, sinceramente, em relação às amizades.
Eu, graças a Deus tenho bons amigos.

Alguns mais especiais, outros mais próximos, outros que mesmo passando anos e anos sem nos encontrarmos, quando nos vemos fazemos festa.

Na literatura das ciências sociais que abordam este tema, a amizade é vista em geral como uma conexão afetuosa espontânea, que predomina experiências práticas de sociabilidade e auxílio mútuo e necessita de determinado grau de correspondência ou identidade entre amigos.

A amizade é um bem que infelizmente tem desandado cada vez mais e penoso de ser achado . Muitos denominam-se amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu real significado.

Veja o quanto podemos refletir sobre a amizade:

1. Uma Amizade Verdadeira Pode Trazer Riscos;

2. Uma Amizade Verdadeira Põe seus Interesses Pessoais em Segundo Plano: Muito triste é quando se confia em alguém, o temos como amigo sincero , como irmão e se vê traído pelo mesmo ter se deixado levar por interesses, por benefícios muito menores que aquele do qual as vezes estava abrindo mão.

3. Uma Amizade Verdadeira Está Firmada num Persistente e Leal Amor: Quando o amor fraternal conduz os relacionamentos, há paz, respeito, sinceridade, transparência.

4. Uma Verdadeira Amizade é Fiel: Amigo é aquele com quem conseguimos estar aptos em ser nós mesmos. E Equivaler-se a ser nós mesmos implica uma exposição sem reservas e espontânea de si mesmo, sem o auto controle estabelecido pelas regras da cortesia. Li certa vez que amigo é aquele com quem se pode pensar alto.

Pior do que um inimigo é um falso amigo: Amizade em nossos dias, em muitos casos, significa se aproximar de alguém que pode oferecer algo. Quando não tem mais o que oferecer deixa de ser amigo e aquele que até então não era amigo mas agora tem algo a oferecer, passa a ser o amigo da vez.

O cachorro e o gato são convenientes imagens do que acabamos de dizer: Alguém já viu andarilhos ou moradores de rua com gatos? Seguramente não, mas todos já os vimos, como este da nossa foto, com cachorros.

Um cão morre de fome ao lado de seu dono, mas não o abandona, enquanto que o gato segue o primeiro que lhe entregar comida. Vê-se que quando alguém quer ofender um falso amigo chamando-o de cachorro , incide em uma grande iniquidade !!!!!!!!!!!!!(com os cachorros, é claro).

Que tipo de amigo você tem sido e que tipo de amigos você tem ao seu redor? Que Deus faça de nós amigos de verdade e assim também nos dê amigos com quem tenhamos uma real aliança de amor fraternal.



Sabrina Esteves com colaboração de Welerson Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

Ôi1 Te conheci no Plaxo e tenho acompanho seus textos. menina, você tem jeito. Sihga em frente e nos emocione.
Beijão e boa sorte.
S.Mendes

Anônimo disse...

Olá Sassá!
Arrasa mesmo.
Mostra do que você é capaz.
O caso da larissa é coisa de ministério púlbico mesmo.
Luta mulhé.
Luta que a gente está com você.
Soninha